Regulamento


PRÉMIO MÁRIO SILVA

Organização: AAAGP                  
Período de exposição: de 01 de maio a 03 de junho de 2012
Local: Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz
REGULAMENTO:

1 – Tendo como objectivo reconhecer o mérito, a relevância, o apoio e o contributo para as artes, foi deliberado pela Direção da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, instituir um prémio aos sócios e outros artistas plásticos nacionais e internacionais, designado em 2012 por PRÉMIO MÁRIO SILVA.

 A AAAGP promove, entre os dias 20 de fevereiro e 30 de abril do corrente ano, a 1ª edição do Prémio, sendo sua comissária Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP.

2 - Nesta 1ª edição, o Júri de seleção e premiação das obras a concurso será constituído por:  

- António Tavares, Professor e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz; 
- Professor de Artes, Paulo Diogo;
- Professor de Artes, Heitor Chichorro;
- Professora de Artes, Conceição Ruivo, Comissária do Prémio e representante da AAAGP;
- Professor doutorado em Artes, Chuva Vasco, como Presidente do Júri.

 3 – O PRÉMIO:

A -    A edição será bienal.

B -    Em 2012 será atribuído o Prémio Mário Silva a um artista selecionado. Consta desse prémio €500 (Quinhentos euros) acompanhado de uma placa comemorativa. 

C -    Será consagrada a carreira do artista vencedor, que será convidado a realizar uma exposição de obras suas – no ano seguinte ao prémio -  em espaço nobilitador do Centro de Artes e Espetáculos.

D -    Em cada edição serão também entregues medalhas comemorativas:

                - Menção Honrosa Ouro
                - Menção Honrosa Prata
                - Menção Honrosa Bronze

E -    Os quatro artistas premiados receberão um Diploma assinado pelo Presidente do Júri e pela comissária Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP.

F -    Os Prémios serão entregues durante a inauguração da exposição coletiva de todos os participantes, no dia 01 de maio, pelas 16h.

G -    Todos os participantes terão direito a um Certificado digital, assinado pela Comissaria Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP.

4 - Na primeira sessão de trabalhos, o Júri escolherá o(a) artista a quem será atribuído o Prémio Mário Silva e as Menções Honrosas.

5 - Aceitando todas as expressões artísticas como Arte digital; Arte urbana; Cerâmica; Desenho; Escultura, Gravura; Graffiti; Pintura; Tapeçaria; Design; Fotografia; Vídeo; Instalação; etc, , o concurso está aberto a artistas nacionais e estrangeiros.

 6 - Nesta 1ª edição cada concorrente poderá participar a título individual com o máximo de dois trabalhos, de realização recente, cujas medidas não deverão ultrapassar um metro em cada uma das suas dimensões. A medida mínima será de 50X60. As obras não deverão ter moldura (a menos que ela seja parte integrante do trabalho artístico).

Cada concorrente deverá enviar um dossier de participação composto por:

A -    Uma ficha de inscrição preenchida em todos os seus campos;
B -    Uma ou mais reproduções fotográficas, a cores, por trabalho a submeter a concurso.
C -    As imagens fotográficas deverão ser disponibilizadas em formato digital com resolução de 300 dpi, em formato JPEG, com um mínimo de 1600 pixels (px) de largura;
D -    Uma versão do Curriculum Vitae/artístico resumido a 2.300 caracteres - espaços e pontuação incluídos - em extensão DOC. e fonte Times New Roman.

7 - O Dossier de Participação de cada artista deverá ser enviado a expensas do(a) artista entre os dias 20 de fevereiro e 01 de abril de 2012, contando como válida a data de registo dos CTT, e/ou empresa de transportes e logística, para:

- A/C Comissariado do Prémio Mário Silva
- AAAGP, Rua da Figueira da Foz, nº 40 – 3090 495 Paião

Poderão ainda ser entregues, em mão, das 14.30h às 18.30h, (exceto à 2ª feira) na:
- Galeria da AAAGP, Rua do Pinhal nº 1, 3080-022 Figueira da Foz.

Em alternativa ao suporte do tipo CD ou DVD, a inscrição poderá ser gerada on-line.

8 – No endereço http://premiomariosilva.blogspot.com/ existe um blog intitulado Prémio Mário Silva, onde encontrará o Regulamento da iniciativa, a Ficha de Inscrição para preenchimento e envio on-line e informação diversa.

9 - As obras deverão ser entregues de 15 de março até 15 de abril, por conta dos concorrentes, nos seguintes locais, via CTT, transportadora ou em mão:

- A/C Comissariado do Prémio Mário Silva
- AAAGP, Rua da Figueira da Foz, nº 40 – 3090 495 Paião

- ou na Galeria AAAGP, aberta de terça-feira a domingo, das 14h.30m às 18h.30m, na Rua do Pinhal nº 1 - 3080 022 Figueira da Foz.

 10 - As obras a entregar nos locais indicados devem estar devidamente acondicionadas - acompanhadas da respetiva ficha de inscrição - e em condições de serem transportadas e expostas, fazendo-se acompanhar de todos os meios necessários à sua montagem. Aconselha-se a que seja utilizada embalagem tipo envelope para que depois possamos reutiliza-la, aquando do reenvio das obras ao seu autor.

Os trabalhos deverão estar, obrigatoriamente, assinados e identificados no verso.
 As obras não serão assinadas na parte da frente.

11 - Peças com peso superior a 20 quilogramas, particularmente esculturas, são, obrigatoriamente, manuseadas pelo(a) artista na fase de entrega, exposição e devolução.

12 - Se alguma obra necessitar de proteção, deverá ser utilizado um material inquebrável, não sendo aceites, em caso algum, obras protegidas com vidro.

13 - A Organização não se responsabilizará por danos, perdas, estragos e roubos ou por situações imprevistas. Durante a exposição, será contratada uma apólice de seguro para todas as obras. Porém, os concorrentes que desejarem, poderão contratar por sua conta e sob sua responsabilidade, qualquer tipo de seguro que entendam necessário.

14 - O valor de inscrição é de € 50 (cinquenta euros) por cada trabalho/obra apresentada e o seu pagamento decorrerá de 15 de março ate 15 de abril, da seguinte forma:

- Entrega em mão, aquando da entrega da obra.
- Cheque à ordem de AAAGP e enviado para Rua da Figueira da Foz nº 40 – 3090 495 Paião -Portugal,
- Transferência bancária para a Conta da Caixa Geral Depósitos Nº 0580 009933 430
- NIB 0035 0580 0000 9933 430 12
- IBAN: PT 50003505800000993343012,
- SWIFT/BIC: CGDIPTPL

O comprovativo será enviado para asociacion.aaagp.pt@gmail.com .

Os participantes beneficiarão de:

- Certificado de Participação no evento;
- Catálogo digital no fim da exposição, quem pretender pode imprimir; 
- Transporte das obras para o local, montagem e desmontagem da exposição;
- Reenvio das obras, à cobrança, para o seu destinatário;
- Comunicação e divulgação da exposição;
- Cocktail de abertura - número de convidados em aberto;
- Assessoria na venda da obra - realização da venda e entrega da obra;

15 – A associação AAAGP envidará esforços no sentido da aquisição de obras por outras entidades, não retendo qualquer percentagem sobre elas.

16 - As obras não poderão ser retiradas ou substituídas, sob qualquer pretexto, antes do encerramento da exposição. Após o encerramento, as obras deverão ser retiradas dos locais de receção inicial até o dia 31 de agosto de 2012. As obras poderão ser reenviadas, ao seu autor, à cobrança. A partir dessa data as obras que não foram reclamadas pelo autor ficam a pertencer a AAAGP-Portugal.

17 - Os artistas concorrentes aceitam que a Organização utilize os materiais que lhes respeitam, a sua reprodução e as diferentes formas de divulgação e promoção.

18 - Quaisquer comunicações ou pedidos de informação deverão ser dirigidos ao COMISSARIADO DO PRÉMIO MÁRIO SILVA – AAAGP – Conceição Ruivo - Rua da Figueira da Foz nº 40 - 3090 495 Paião. Poderão, ainda, utilizar-se os seguintes meios:

Tel:  351 233 941 115
Tlm: 351 96 55 234 99

E-mail: asociacion.aaagp.pt@gmail.com

19 – Qualquer benefício material ou monetário, reverterá a favor da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

20 -  A Organização reserva-se ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste Regulamento.

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A assinatura por trás do quadro não é uma questão de moda ou de escolas de arte, é uma questão de igualdade para os participantes serem julgados com objectividade, honestidade e sem outras influências "de fora" que podem aparecer quando o júri sabe ou vê os nomes das artistas na tela/obra. Cada OBRA recebera um número, o Júri decide os números que levam os prémios, sem saber o nome.

Depois da entrega dos prémios o artista pode assinar o quadro aonde ele bem entender.

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